sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

LIMBO



Os dias passam e se tornam sombrios,quanto mais caminho ao longe mais percebo a escuridão das trevas.
O intervalo de tempo entre meus inseguros passos se torna mais longo do que costumava ser, até que o silencio é quebrado quando a ponta do meu pé toca leve mente esse chão de barro e pedras que não esconde a solidão do lugar ao levantar uma nuvem de poeira marcando cada passada.
Olho lentamente para os lados enrugando os olhos para tentar identificar vida em meio a tanta escuridão, mas é tudo em vão, nem mesmo a silhueta da minha própria imagem posso eu encontrar.
O medo toma conta de mim, sem ar, sem voz nem mesmo para sussurrar, as minhas mãos começam a ficar mais frias do que sempre, não conseguem esconder os sinais desse tal medo.
Estática, imóvel, continuo eu aí, o vento é o único presente nessa cena, sopra como um assobio, dando vida aos meus negros cabelos.
Nem para a direita, nem para a esquerda, em vão seria continuar, nem correr nem parar, agora só resta o palpitar do meu coração em um ritmo galopante de quem quer saltar do peito e seguir caminho ao longe.
Chegou o fim, ponto final, fim da trilha, fundo do poço, ou sei lá como você quer chamar, o importante é que não resta nada mais a ser feito.
Mas ainda há algo dentro de mim que parece ir contrário a todos os meus sinais físicos. Ele briga com o meu medo e de certa forma o tenta freiar, mais ao mesmo tempo meu outro eu só o quer estimular.
Ele só quer brincar com o tempo, ir e voltar, suas peças encaixar, o quebra-cabeças armar para finalmente eu poder entender porque aqui estou, em que momento caminhei eu pra cá se já conhecia o terror deste lugar, agora que paro pra pensar e observar já conheço esse lugar sombrio e escuro, já estive aqui antes, em algum outro momento que parece ser a tanto tempo. Quero me lembrar, peraí que com o tempo vou brincar, minutos, horas, dias, meses, não consigo encontrar, são muitas as gavetas e arquivos que tenho que buscar. Que bagunça! essas são mesmo as MINHAS memórias?!
Reviro aqui, acolá tanto papel velho que já não serve pra nada, vou jogar tudo fora, quero só as boas lembranças guardar.
 Depois de tanta memória revirada finalmente encontrei esse papel feio e rasgado no fundo de uma gaveta bem escondida coberta por poeira e trancada a sete chaves.
Aí está você, pensei eu com um medo aterrorizante de me aproximar. Ao olhar para o lado vi uma plaquinha que dizia “perigo memórias arquivadas”, queria mesmo eu o passado revirar?
Vida ou morte, querer ou não, enfrentar o medo ou continuar vivendo em vão?
Eu sabi que a resposta para o meu enigma estava alí, bem detrás dos meus olhos. Bastava eu me atrever a invadir o passado e relembrar o caminho para sair desse lugar.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Sarvalap

mar de palavras.

Uma razão para viver



Olho ao redor, os carros as pessoas, o mundo acontecendo la fora.
A musica chega aos meus ouvidos e transforma melodia em magia, os meus olhos parecem impnotizados por esse momento de incitação a medida que o meu corpo e meus pensamentos querem se jogar nas aventuras da vida, mas basta apenas um piscar de olhos para perceber que continuo naquele sofa branco do mesmo lugar onde costumo ir, a rua é a mesma, as pessoas continuam caminhando pra lá e pra cá a medida que os seus rostos expressam a verdadeira monotonia deste lugar frio e cinza.
Uns deixam bem clara a sua expressão de insatisfação com uma cara carrancuda, maxilar travado, olhos apertados pelas sobrancelhas que tentam unir-se formando rugas de preocupação,outros são mais discretos mas demonstram claramente a falta de vontade de viver, caminham lento, olham profundamente para um horizonte longe e vazio a medida que se perdem nos pensamentos confusos que passam por sua cabeça.
Cada um busca sua razão para viver, a felicidade, o dinheiro, o casamento, a profissão e tem até quem diga que o amor, com passos curtos ou largos, pensamentos profundos ou não, sempre criam alvos, lutam por objetivos, se alegram com as vitorias, riem dos segredos escondidos, sonham, com o que foi e com o que poderia ter sido, mergulham na imaginação do utopico viver ,discutem, brigam,choram se preciso, se enganam e voltam atras, erram, se arrependem, pensam que tudo aacabou, que que o que foi já não é e que o brilho já se apagou, e não percebem o que esta bem diante dos seus olhos a verdadeira razão do viver.

A Vida



vida,vivida assim, sem rumo, sem direçao, apenas por viverla, vendo o amanhecer o entardecer.
A vidaaa...ai a vida....é o maior risco de todos, é respirar sem saber o amanha, é se agarrar na incerteza, é saber que a felicidade é algo bem diferente do que o que as pessoas dizem ser.
Sem duvida a palavra mais incerta, mais misteriosa, mais forte, mais intrigante, mais filosofica, mais profunda é essa palavrinha de apenas 4 letras.
Quero viverla, quero aprender, sorrir, chorar, correr, quebrar a cara, me ferrar, mas mesmo assim não deixar de buscar o verdadeiro significado do “VIVER A VIDA”.
O passado me faz olhar fotos e ter saudade, saudade de quem eu era, saudade dos meus sonhos, saudade dos meus sentimentos tão lindos e puros, saudades da inocencia, saudade das amizades, saudades da familia...
tudo ficou pra traz, e no final os unicos que ficam na vida somos nos mesmo, e nossas experiencias, nossos corações partidos, machucados, mais cheios de amor.
A maior questao da vida sem duvida é a propria vida, a capacidade de entender-la, de decifrar-la de se acostumar as suas fases transitórias. O fenomeno do viver.
No final so uma coisa permanece, o que a gente fez ate hoje, o que aprendimos nessa constante formação de um carater, uma vida social, um coraçao, sem guardar pro amanha, o amanha que talvez nem existirá, tem que viver o hoje, buscando a verdadeira felicidade que é encontrada no reflexo dos que estão a nossa volta.
Abraçar de todo o coração, beijar, amar, dizer as pessoas o quanto elas são importantes na sua vida sem esperar nada em troca, é viver pra servir, pra levar a felicidade, a felicidade que talvez nem exista em nos, mas brotará ao ver o sorriso de uma criança orfã, ao ser abraçado, a alegria de crianças de rua ao comer um pão, a alegria de um menino quando o seu amado time de futebol ganha um jogo, a emoção de um pai ao ver seu filho dando os primeiros passos, o brilho nos olhos de um coração apaixonado ao receber uma flor, essa alegria, simples, pura e verdadeira é o que faz a diferença, é o que faz tudo valer a pena, é o verdadeiro sentido da vida, é porque estamos aqui, porque essa alegria apenas consola o nosso coração para uma muito maior que há de vir.

O que é família?


Me deparei com essa pergunta hoje, vinda da pessoa que mais pensa que sabe o que é.
Definição: A família é unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos; enfatizo o “ligada por laços afetivos”.
Queria saber o que é familia, não só o que é, mas para que serve, e se realmente serve para algo.
Não seria muito mais fácil se todos viéssemos de um planeta chamado K-pax, onde as pessoas não tem família?! Seria uma boa especulação, mas eu não posso responder a minha pergunta porque nunca fui a esse planeta aceito por minha própria imaginação.
Muitas Vezes família é dor e tristeza, isso você aprende todos os dias as 8 da noite.
Outras é so um grupo de pessoas que temos que aturar.
Família não tinha que ter nada a ver com um grupo de pessoas que se aturam, ou que se unem por benefícios sociais.
A sociedade tem transformado a sua principal aliada em sua pior inimiga. Familia tinha que ser uma palavra doce que nos traz alegria, não essa palavra pesada que nos deixa com um par de rugas bem no meio da testa.
A Família seria o conjunto de pessoas que se amam verdadeiramente, que brigam por qualquer razão, mas acaba pedindo perdão, pessoas com as quais reclamamos de estar algumas horas juntos todos os dias, pessoas que pegam no nosso pé mesmo quando estamos tentando fazer o melhor; tanto amor e raiva ao mesmo tempo! não queremos estar sem eles, mas também não queremos estar com eles; e se alguem fica com virose, então, parece que está com uma doença terminal, é tanto remédio, tanta preocupação,cada um quer dar o seu “pitaco” a mãe sempre diz, eu avisei para não fazer isso ou aquilo, e a avó não pode nem ficar sabendo que vem logo com mimo de cá e de lá acompanhado dos seus chás mais amargos que alguem pode imaginar, mas que até sem açúcar ficam doces com tanta ternura.
Dos irmãos, temos um ódio mortal, mas quando alguem fala mal deles é como se estivesse falando de nós mesmos.
Familia é essa que apesar de tantas brigas e desentendimentos sempre esta unida, que nas dificuldades leva o fardo de um nas costas de todos; é o antonimo de sozinho e o sinonimo de amor.
Nem pensadores nem filosofos podem traduzir o significado dessa palavra tão nobre que infelizmente esta sendo confundida com a entidade que divide a sociedade do seculo 21 em diferentes grupos, que com a união de 2 ou 3 acaba levando o nome de família de forma equivocada.

Enfadonha Ocupação


Tudo o que quero são explicaçoes, respostas, para uma vida triste e um coraçao abatido.
Sei que as consequecias são inevitaveis, que a dor é a consequencia, mas meu coraçao já não aguenta mais, tem vontade de saltar e ir lutar por algo, buscar a sua outra parte.
Porque ele se encontra tao inquieto? Como ele esta tao incompleto?
So quero respostas, resposta para um coraçao que ainda bate.
Respostas para a solidao.
É dificil abrir os olhos e ver o “pecado”, que para mim é esse mundo triste, pessoas sofrendo, crianças chorando, sem amor, é ver os peixes mortos em rios poluidos, é ver as flores mortas ao chao, é ver pessoas se drogando e gastando suas noites em coisas futeis e sem sentido, porque não entendem o sentido da vida.
Que vida triste, que mundo triste.
Que bom que todos somos diferentes, porque se todos fossem como eu iriam querer deixar tudo para tras e ir em busca do paraíso que esta alem do horizonte e da imaginaçao, porque viver nesse mundo de angustia pode enlouquecer ate o mais sabio de todos os pensadores.
Um dia após outro, o sol nasce, o vento sopra, uns dias mais frios outros mais quentes, o homem se preocupa, chora, come, trabalha, vive de aparencias em uma sociedade futil e vai dormir como se tivesse tido um dia feliz, que enfadonha ocupação essa do Homen; é por isso que eu ainda concordo com o maior dos sábios que diz que tudo entre o céu e a terra é vaidade.

Verdadeiro Tesouro



Passamos a vida em busca da felicidade.
Procurando o tesouro escondido.
E, assim, uns fogem de casa para serem felizes.
Outros fogem para casa em busca da felicidade.
Uns se casam pensando em serem felizes. .
Outros se divorciam para serem felizes...
Uns desejam viver sozinhos para serem felizes.
Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte.
Sempre que dependemos de fatores externos para ter alegria, estamos condenados à decepção...




EU


Por favor, não me analise

Não fique procurando cada ponto fraco meu.

Se ninguém resiste a uma análise profunda,

Quanto mais eu...Ciumento, exigente, inseguro, carente

Todo cheio de marcas que a vida deixou

Vejo em cada grito de exigênciaUm pedido de carência,

um pedido de amor.

Amor é síntese

É uma integração de dados

Não há que tirar nem pôr

Não me corte em fatias

Ninguém consegue abraçar um pedaço

Me envolva todo em seus braços

E eu serei o perfeito amor.

XXI


agora eu tambem quero falar!

já que todos fazem isso, então eu, com toda a minha bagagem acadêmica e cultural, vim aqui, escrever o que não importa. Falar de justiça, sociologia, astronomia, comunicação, artes e suas teorias que atravessam séculos transformando homens quaisquer em renomados pensadores.Então, por que não filosofar? explicar os "porques" que nunca serão entendidos, definir o amor ou traduzir a dor. Ser só mais um besta escrevendo em um blog que ninguem vai ler.
Nem as palavras escaparam dessa vulgarizção, perderam sua identidade e deixaram de deslizar no papel, perderam a delicadeza que as tornavam especiais,agora só se ouve o brusco ruído de teclas.
A tecnologia roubou a beleza,a parte romântica da vida. Nem cartas, nem flores, nem serenatas, agora só precisamos de um ctrl+c ctrl+v.
A essa altura o vendedor de pilulas que aplacam a sede, para não precisar beber água durante uma semana e economizar 53 minutos semanais, já deve estar rico e vendendo pilulas on-line. Mas eu acho que ainda prefiro seguir o conselho do principezinho e usar os meus 53 minutos para ir caminhando passo a passo, mãos no bolso, na direção de uma fonte. . afinal do qe adiata falar e se importar com essa vulgarização da vida? os homens vão continuar inventando a tecnologia para facilitar a vida, a tecnologia vai continuar vulgarizando a vida; os pensadores vão continuar inventando complexas teorias para explicar esses fatos, o que só os complica ainda mais, e por sua vez bestas vão continuar gastando seus 53 minutos escrevendo coiss se importancia em blogs que ninguém vai ler

Amor Proibido


Fico aqui a pensar, meus pensamentos enrredar, será que um dia viverei dinovo eu essa sensação do amar?
Que amor era esse que não pude controlar? 
Não chegou de mansinho, mas sim como um furacão e tomou conta de tudo, tirou tudo do lugar, eu não tinha mais hora nem tempo para chegar, me sentia livre para viver a minha, a nossa vida.
Aqueles foram os dias em que a terra parou só para admirar a beleza do nosso amor, que iluminava, levava alegria, paz, paixão. Era um tsunami de sentimentos confusos porém intensos, que fazia com que o meu coração quase saísse pela boca sempre que escutava aquele barulhinho que fazia menção a você.
Teu cheiro, a tua voz, que me faziam soar frio, os teus negros olhos que ainda insistiam em esconder os seus grandes mistérios, o teu sorriso, ah o teu sorriso, desse não sei nem se me atrevo a falar, de uma forma ou de outra sempre terminava por aprisionar o meu olhar, conseguia transformar segundos em horas.
Tudo se encaixava com perfeita exatidão.
Como queria eu poder levar-te em meu coração e nunca te deixar, nem por um só momento te soltar.
Seria assim: muitos sorrisos, música e diversão, e se assim fosse já não teria eu que torturar esse meu pobre coração que des do começo me avisou, gritou e se desesperou, mas era tudo bom demais para querer eu a ele escutar.
Agora as palavras estão guardadas e seladas, o olvido não ás roubará de mim, presentes estarão em meu recordo, tristemente apenas no recordo, como memórias guardadas em lugar de honra. Porque não posso eu levar-te comigo, só posso te amar, sabendo que o mesmo você o fará. Seguir e caminhar sabendo que valeu apena cada segundo, cada momento compartilhado,cada suspiro, cada sorriso e lágrima, valeu a pena amar você.
Agora é a hora que a música muda, o suspense chega, momento em que os pés tocam a realidade e o coração se sente impotente diante dos pensamentos, a batida começa a ficar mais rápidas, levando consigo os batimentos cardíacos, a voz temblorosa e sombria e o narrador continua com suas palavras:
Mas tudo ficou para trás, como conto feliz não terminou, trouxe consigo lágrimas e dor, dias frios no verão do nordeste e muitas cartas para ninguém. 
Mesmo assim nada mudaria eu, nem os chocolates, nem as lágrimas, cada momento será lembrado sem disfarçar o sorriso de que nessas lembranças estou eu pensando, pensando nesse nosso amor intenso, nesse nosso amor proibido.